domingo, agosto 27, 2006

Se Passam os Dias

Sábado, 26 de agosto de 2006.
Hoje é o "McDia Feliz" promovido pela rede de lancheria "fast food" McDonalds. Ontem foi o dia do soldado. Anteontem se completaram 52 anos do suicídio de Getúlio Vargas.
Ontem a colunista da Folha de São Paulo, Bárbara Gancia, criticava o McDia Feliz, alegando que era incoerente para a rede McDonalds promover um dia em que a renda da venda de um de seus principais sanduíches seria distribuída para entidades de pesquisa e tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Segundo ela, como comprovadamente o consumo contínuo de lanches desta rede provoca obesidade, e como os seus lanches em geral incentivam o consumo de carne animal, e os rebanhos bovinos são uma das causas do aquecimento da atmosfera por causa da flatulência dos animais, a promoção do McDia Feliz seria o equivalente a fabricantes de cigarro, promoverem um dia de consumo de cigarros em que a renda destes cigarros seria revertida para hospitais que tratem câncer de pulmão, ou a fabricantes de bebidas alcoólicas promovendo vendas de suas bebidas com renda gerada para hospitais que tratem câncer de fígado e cirrose. Será?
Há soldados brasileiros estacionados no Haiti, inclusive promovendo a reconstrução de infraestrutura física do país, com batalhões de engenharia. Logo no início da intervenção do exército brasileiro lá, sob a égide da ONU, o presidente Lula tratou de promover um amistoso da seleção brasileira por aquelas terras. Creio que deveríamos continuar a promover valores brasileiros por lá. Que tal um dia o governo brasileiro paga para a Ivete Sangalo ir cantar para os soldados estacionados no Haiti, e, de quebra, e se o governo haitiano concordar, promover um show (ou mais de um) também para os haitianos?
52 anos da morte do presidente Getúlio Vargas. O tempo passa rápido. Felizmente parece que não se presta tanta atenção aos golpistas como antigamente, nem há mais Guerra Fria. O presidente Lula gosta de se identificar como um novo "Pai dos Pobres". É de se pensar como ele reagiria aos golpistas de agosto de 1954.