terça-feira, maio 01, 2007

Meu Mundo

Eu gosto de utilizar representações de nosso planeta, a Terra, com o Pólo Norte voltado para baixo, em lugar do sul, como é mais comum vermos. Já defendi este posicionamento num outro texto.

Claro, que muita gente acha loucura, falta de sentido (em que sentido? He, he, he...), absurdo. Alguns colegas de trabalho em especial, gostam de “endireitar”um pequeno globo que mantenho em cima de minha mesa (obviamente este globo fica com o Pólo Sul para cima), e vez por outra sou surpreendido quando chego para trabalhar e o globo está com o Pólo Norte para cima. Quando eu percebo, por coerência, tenho que corrigir isto. Infelizmente isto causa um pequeno desgaste no globo, a cada endireitada, e cada corrigida. Ou seja, brevemente terei que comprar um globo novo.

Uma colega já me perguntou por quê eu mantinha o “globo virado”. Nós trabalhamos num prédio que fica relativamente bem orientado, com relação aos pontos cardeais. O prédio é uma “caixa” retangular, com alas sul e norte, e os lados maiores orientados para leste e oeste. Eu trabalho na ala norte. Na estrutura do prédio, os banheiros coletivos, masculinos e femininos, ficam orientados para oeste, pelo menos os que eu conheço (sim, porque não conheço todos os banheiros do prédio). Então, voltando àquele questionamento da colega, para responder o porquê, de eu colocar o sul para cima, eu caminhei com ela até próximo da janela que mostrava o norte e perguntei se ela via alguma “subida” que olhava em direção ao norte, e não apenas uma longa planura até onde a vista alcançasse. E de fato, até onde a vista alcança, o que se pode ver é um plano.

Curiosamente, é esta sensação de plano que fez com que se pensasse que a Terra era plana, na Europa Ocidental, durante a Idade Média, com o aval da Igreja Católica de então. Mas a Terra é esférica, ou geóide se quiserem. Uma esfera não possui parte de cima ou de baixo. A Terra pode ser representada, e normalmente o é, tendo o norte para cima, como sendo visualizada a partir de um determinado ponto de vista, em seu eixo de translação em relação ao Sol.

Outro colega já me objetou que a metade sul do plante possui menos terras que a metade norte. Mas isso é totalmente irrelevante para realizar uma representação com o sul para cima. Mesmo que existam menos terras ao sul da linha imaginária do Equador, eu vivo em Porto Alegre, que fica ao sul desta linha. Imaginária como eu disse. E também Montevidéu, Santiago, Buenos Aires, Luanda, Sidney e Durban (na África do Sul, que fica numa latitude muito próxima da de Porto Alegre).


Sul. Para Cima.

Marcadores: , , ,

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Apenas um reparo: "é esta sensação de plano que fez com que se pensasse que a Terra era plana, na Europa Ocidental, durante a Idade Média, com o aval da Igreja Católica de então."

Muitos autores medievais trabalham com outras construções que não a da "terra plana" (Terra esférica, por exemplo).
A propósito, existe um interessante debate sobre a posição de Isidoro de Sevilha, baseando-se em seu "De Natura Rerum".

7:08 PM  
Blogger José Elesbán said...

Tudo bem. Mas a questão aqui não é essa. Era so indicar que olhando pela janela em direção ao norte, o que se vê é um plano até o horizonte.
Aqui eu estava usando apenas o senso comum, numa sentença acessória.
[]

2:12 AM  
Blogger joice said...

tens toda razão!
eu acho impressionante o conteúdo ideológico presente nos mapas escolares e mapas em geral, até andei comentando sobre isso no vozes do sul.
Na universidade tive um professor de Geografia Humana, o Paulo, que ao trabalhar qualquer mapa, no caso era o mapa-mundi mesmo, a primeira coisa que ele fazia era formar um círculo com os alunos e jogar o mapa no chão e dizer: pronto, é assim que se olha mapa e de qualquer ponto de vista ele tá do lado "certo". eu já fui mais radical, ao trabalhar o tema Ideologia com alunos de cursinho eu colocava o mapa no quadro, mas de cabeça pra baixo.. hehe :)
um abraço!

6:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cursaste História da Idade Média Ocidental?
Então não deves afirmar coisas com base no senso comum, ou em breve estarás deplorando a "Idade das Trevas".

9:44 PM  
Blogger José Elesbán said...

Joice,
Obrigado pelo comentário. Assim me convenço que não sou maluco. Ou ao menos não sou um maluco sozinho.
[]

11:46 PM  
Blogger José Elesbán said...

Leonardo,
Sim. Cursei Idade Média Ocidental. Não deploro a Idade das Trevas. Também não utilizao o senso comum quando o argumento está no centro do debate.
Mas esta questão aqui é acessória.
O argumento aqui é que o norte não está "em cima", a menos que queiramos que esteja.

11:48 PM  

Postar um comentário

<< Home